quarta-feira, 24 de setembro de 2008

LHC quebra e "fim do mundo" é adiado para 2009


No último dia 10 entrou em funcionamento o Grande Colisor de Hádrons, mais conhecido como LHC, que tem a função de "recriar" as condições do Big Bang.
O aparelho tem um túnel circular com 27 km de extensão, foi construído na divisa entre França e Suíça e conseguirá acelerar partículas até 99,99% da velocidade da luz.
Porém os resultados preliminares esperados deveriam sair somente em 150 dias, já em 2009. Deveriam pois no último dia 20, após dez dias de funcionamento, a máquina teve um vazamento de hélio devido a um problema na conexão entre os grandes imãs e só voltará a funcionar no segundo trimestre de 2009.
Até o momento do problema o LHC ainda estava "esquentando", mas quando estiver novamente em funcionamento deverá ser promovida uma colisão entre partículas, praticamente a velocidade da luz, em direções contrárias para recriar as condições do Big Bang.
É com certa tristeza que observamos a quebra do LHC, sua desativação até 2009 e o consequente adiamento dos dados que serão descobertos através dessa curiosa experiência científica internacional
Isso porque um setor dos cientistas acreditava que colocar o LHC em funcionamento criaria um (ou talvez dezenas) de buracos negros que sugariam a própria Terra para seu interior.
No dia em que o LHC foi ligado, a questão que discutíamos era: "Se o LHC for ligado e causar o 'fim do mundo' e estivermos dormindo, teremos tempo de acordar para ver ou seremos sugados antes?"
Quem dera o mundo só acabasse por intervenção de um buraco negro, o que vemos hoje é que o mundo não acabará, mas como afirma o economista Gilberto Dupas " O mundo começou e acabará sem o homem".

1 Comentário:

Claudia Cerqueira disse...

Bem, por hora ele se mostrou um grande e eficiente "defrost" de pizzas! E viva a ciência!!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO