quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Audiência de novelas cai: sinal de novos tempos?

O Ibope divulgou hoje os dados sobre a média de audiência das novelas globais nos últimos anos.

Pela primeira vez a toda poderosa Globo tem o que temer: os dados mostram uma queda acentuada do número de telespectadores.
Se compararmos a audiência, por exemplo da novela das 18h de 2000, "Esplendor" à novela atual no horário, "Ciranda de Pedra", a primeira teve uma média de 27,6 pontos e a segunda está na média de 21,6 pontos.
A novela das 19h de 2000, "Uga Uga", fazia 37,9 pontos. Já a novela "Três Irmãs", que estreou esta semana tem 33 pontos (isso porque é a primeira semana). E a novela das 20h de oito anos atrás, "Laços de Família", chegou aos 44,9 pontos. Hoje a novela "A Favorita" chega apenas aos 37,2 pontos de audiência.
Seria um sinal de novos tempos? Tempos em que as pessoas finalmente entenderam o quanto o "faz de conta" das novelas televisivas é prejudicial à vida das pessoas.
A novela teen "Malhação", por exemplo, a cada troca de elenco acha um novo alvo para lançar seus preconceitos e suas modas; a última foi a de um personagem que descobre que sua companheira está grávida, sofre um acidente, fica paraplégico e diz a garota para procurar outro para cuidar de seu filho, já que ele é cadeirante. Que preconceito retrógrado!
Enquanto vemos no Brasil um dos trinta casos registrados até hoje de mulher com Síndrome de Down ter um filho, um cadeirante não pode cuidar de um bebê? Não pode criar um filho?
E o que dizer das novelas de Manoel Carlos em que todos os personagens vivem no Leblon e tem dinheiro sobrando para fazer tudo aquilo que desejam.
É triste ver que dessa forma, as novelas criam ilusões e destroem as vidas das mulheres oprimidas, dos que se sentem incompetentes por não terem e não poderem garantir uma vida como essa para suas famílias.
Espero que esse seja um sinal de mudança. De um tempo onde possamos aprender a utilizar os meios de comunicação como instrumento de inclusão social, de aprendizagem, não de opressão e destruição.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o texto eu antes de cair aqui no seu site estava refletindo sobre esse tema. Sinto que a juventude não se interessam por novelas, pelo menos a maior parte. Hoje temos a internet que cumpri nessas necessidades e prazeres. Bom, eu sou vintona e foram poucas as novelas que me prenderam na tv, como Chiquititas (pela inocência talvez e mesmo assim eu pulava dias sem assistir). Malhação nunca me interessou pois eu nunca me identifiquei com tais personagens que esbanja dinheiro rebeldemente ou é humilhado na escola por ser classe baixa ou alguma dificuldade física (temas que eles realmente adoram). Já meus pais pegam todas que passa no horário nobre. As vezes eu perco a cabeça com tanto fanatismo vindo deles!!
Parabéns pela iniciativa, bjuss

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO