quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Em pleno século XXI homofobia continua


Três fatos ocorridos nos últimos dias mostram que apesar dos avanços nas áreas científicas e tecnológicas, a humanidade como um todo continua preconceituosa e atrasada.
Na abertura da Primeira Parada Gay na Bósnia-Herzegóvina, oito pessoas ficaram feridas (dois jornalistas, um policial e cinco transeuntes) devido a um ataque de dezenas de pessoas contrárias ao movimento, algumas delas seriam de uma comunidade islamita radical.
A polícia tentava evitar o acesso dos manifestantes contrários a parada enquanto estes gritavam "Morte aos gays" e "Allah akbar"(que significa "Deus é grande" em árabe). Por acontecer durante o Ramadã (mês sagrado islâmico), o mufti da Bósnia-Herzegóvina, Mustafá Ceric, classificou a festa como uma provocação clara por parte dos gays.
(Veja matéria em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u448599.shtml)
Na mesma linha, o Superior Tribunal Militar condenou hoje o sargento Laci Marinho de Araújo a seis meses de detenção por deserção, supostamente pelo militar ter faltado 8 dias ao serviço em abril deste ano.
O problema, no entanto, só começou após o sargento ter assumido publicamente (na revista Época) seu relacionamento de dez anos com o ex-sargento Fernando Alcântara, que pediu e recebeu baixa do Exército após a matéria ser publicada.
(Veja matéria em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u448955.shtml)
No mesmo dia, em um debate promovido pela Primeira Igreja Batista com os três candidatos à Prefeitura de São José dos Campos, os presentes foram obrigados a ver a postura homofóbica de um candidato "certinho" e do próprio mediador do debate em um episódio claramente direcionado ao candidato citado.
É lamentável observar que no século XXI, ainda tenhamos que observar tamanha falta de informação, preconceito e atraso por parte de grande parte da humanidade.
A questão é que todo esse preconceito cultivado por religiões antiquadas e por grande parte da mídia (através de personagens caricatos e humor de péssima qualidade) não é por acaso. Fica a pergunta...A quem serve este preconceito?

1 Comentário:

Claudia Cerqueira disse...

Ahhh, vc esqueceu de falar sobre o grandessíssimo Marcelo Crivella e seus comentários absurdos homofóbicos!
O sacripanta do Crivella teve mais uma vez o desplante de incitar seus seguidores a "saírem às ruas" para protestar contra o projeto de lei que criminaliza a homofobia, num debate acontecido dia 24/09 no Rio. O cara ainda alegou que a lei "fere a liberdade de expressão". Ora, quem é racista também não pode se "expressar livremente", porque racismo é crime - e em breve a homofobia também o será. Os argumentos pífios do "bispo" são desmontados lindamente no site Não Homofobia, onde também há um abaixo-assinado para as pessoas que são a favor da lei. A meta é chegar a um milhão de assinaturas até março.
Sem comentários...

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO