segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Bolsas do mundo despencam e socorro do governo americano é rejeitado

Durante esta segunda-feira as bolsas de valores do mundo voltaram a despencar. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caiu 9,36%, maior perda desde 14 de janeiro de 1999, quando havia caído 9,97%. Durante a tarde o pregão chegou a ser interropido por meia hora (devido ao circuit breaker) e chegou a cair 13,75%.

Nos Estados Unidos, a Bolsa de Nova York caiu 6,98% e teve a maior perda de pontos de sua história e o índice Nasdaq caiu 9,14%. Essas quedas se acentuaram após a notícia de que a Câmara dos Estados Unidos havia rejeitado o pacote de socorro aos bancos de R$ 700 bilhões.

Isso demonstra mais uma vez que após os especuladores financeiros brincarem de cassino no caso das hipotecas e com o capital especulativo, mais uma vez quem paga a conta são os pobres.
Como fui muito questionado devido ao meu último post sobre economia, fui buscar uma opinião de alguém mais "gabaritado".

Segundo o prêmio Nobel de economia de 2001, Joseph Stiglitz a crise está só começando e o socorro do governo não ataca o problema central. Ele afirma que há uma possibilidade grande de recessão nos próximos semestres. Ele também afirmou que a guerra imperialista no Iraque contribuiu para o enfraquecimento da economia.

"Em 2008-2009 está previsto que tenhamos o maior déficit fiscal de nossa história. A guerra também contribuiu para a alta do preço do petróleo. Drenamos nossa economia para comprar petróleo", disse.

Outro que reconhece o tamanho da crise criada pela bolha do mercado imobiliário é o megaespeculador George Soros. "Temo que não tenhamos saído da tempestade financeira, que de algum modo continuamos nos dirigindo para a tempestade, ao invés de nos afastarmos", afirmou.

(Veja entrevista do Nobel de Economia de 2001 Joseph Stiglitz em
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=8455&Itemid=26)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO