terça-feira, 25 de novembro de 2008

José Saramago e a crise econômica


O escritor José Saramago, que veio ao Brasil divulgar seu novo livro "A Viagem do Elefante" concedeu entrevista no consulado de Portugal e falou sobre diversos assuntos: de Paulo Coelho a crise econômica.

Saramago, único ganhador do Nobel de literatura que escreve em língua portuguesa, afirmou não precisar ler Paulo Coelho (o escritor que vende mais livros no mundo), para ficar mais sereno. "Uma boa doença vale por toda a obra de Paulo Coelho", afirmou.

O português também criticou as comemorações direcionadas aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Segundo o escritor essa data não deve ser comemorada : "Não há direitos humanos", afirmou.

O escritor falou ainda sobre a crise econômica . "Os responsáveis por tudo isso que aconteceu não são ricos, são riquíssimos, são multimilionários. Eles, os empresários, estão a se servir de nós. Não há uma alternativa política, não há uma alternativa econômica. Eles nos fazem de bobos", disse Saramago.

Na semana em que vimos o governo americano intervir  com garantia de US$ 300 bilhões e entrega de US$ 25 bilhões para evitar a quebra do Citigroup, maior empresa  de serviços financeiros do mundo, a voz de Saramago soa como um guia, no meio da cegueira do mundo todo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO