segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Governo vetará correção anual de pensões e aposentadorias

Laycer Tomaz Fonte: www.camara.gov.br

Foi divulgado hoje pelo ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT-PR) que o governo Lula vetará o projeto de lei que prevê a correção anual de pensões e aposentadorias, se o Congresso aprovar o texto.
(Veja em http://www.estadao.com.br/economia/not_eco279054,0.htm)

É difícil, e até triste, ver que um governo dirigido por um ex-sindicalista, que lutou contra a ditadura e dirigiu as grande greves do ABC paulista na década de 80, siga a cartilha econômica do FMI e congele os benefícios geridos pelo governo federal.

A lógica do governo é a de que o trabalhador passe mais da metade de sua vida trabalhando e contribuindo com a Previdência Social, para depois negar-lhe o direito a uma aposentadoria decente. Hoje a aposentadoria é ligada ao salário mínimo, ou seja, R$ 415,00 mensais. Você acha que é justo? Esse é seu sonho de aposentadoria?

Isso tudo é justificado pelo governo com o mito do déficit da previdência. Mito porque na verdade a previdência da lucro para o governo. O déficit só existe se o governo continuar desviando seus recursos para garantir um superávit primário cada vez maior, e "honrar" suas dívidas interna e externa.

Também devemos lembrar que a quase totalidade do "rombo" da Previdência se deve às empresas que recolhem os valores de seus funcionários mas não os repassam ao governo (qualquer semelhança com as empresas de ônibus da cidade não são mera coincidência).

Agora quero saber a sua opinião. O que acha dessa medida do governo?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO