sábado, 18 de outubro de 2008

Machismo é raíz do sequestro que terminou tragicamente em Santo André

Após quatro dias de negociação, terminou as 18:10h desta sexta-feira, infelizmente de forma trágica, o sequestro de Eloá Pimentel e sua amiga Nayara, ambas de 15 anos, pelo ex-namorado de Eloá, Lindemberg Alves, 22 anos, na cidade de Santo André, SP.


Eloá foi baleada duas vezes, com um tiro na cabeça que atravessou o cérebro e se alojou no cerebelo, além de um tiro na virilha. Já a amiga Nayara levou um tiro na boca. As duas foram operadas e, enquanto Nayara não corre risco de morte, o quadro de Eloá é de gravidade 9 em 10 e ela corre sério risco de morrer.

Este foi o mais longo caso de cárcere privado do estado de São Paulo, tendo iniciado as 13:30h da última segunda-feira, dia 13, e terminado as 18:10 de ontem, dia 17 em uma negociação que durou mais de 100 horas entre o sequestrador e a polícia.

Atuação da polícia

O caso terminou com a invasão do apartamento pelos policiais militares do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), supostamente após ouvir um disparo dentro da casa de Eloá. Em uma ação que pareceu desastrada, talvez por não estarem ainda preparados para a invasão, os policiais explodiram a porta da sala e um deles entrou pela janela da cozinha utilizando uma escada. Eles conseguiram render Lindemberg, mas as duas meninas foram baleadas.

Se havia a iminência de invasão, seria possível utilizar pelo menos mais duas rotas, através das janelas dos quartos, o que possibilitaria minimizar os riscos tanto para as reféns quanto para o sequestrador. Além disso a escada utilizada para a entrada do policial pela cozinha não era adequada e só foi posicionada após a explosão.

Outro fator estranho foi a volta de Nayara, que havia sido liberada na terça-feira e retornou para a casa na quinta-feira, quando foi novamente feita refém por Lindemberg. A polícia afirma que não madou a menina retornar mas essa parece ser a hipótese mais provável.

Tráfico

Quem não gostou de toda a exposição que o caso trouxe para o Jardim Santo André foram os controladores do tráfico de drogas na região. Com a presença ostensiva dos policiais no local, os traficantes perderam cerca de R$ 20 mil por dia e agora ameaçam a família do sequestrador que deve sair do local.

Além disso os traficantes já avisaram que podem "encomendar" a morte de Lindemberg, mesmo dentro da cadeia. Por enquanto ele está preso em uma cela isolada.

Machismo

Esse caso e muitos outros que temos visto nos últimos anos demonstram claramente que o atual modelo de sociedade machista e patriarcal não serve para garantir o equilíbrio e a felicidade das pessoas como um todo e individualmente.

A partir do momento em que o homem pensa ter domínio, ser dono da mulher, começam os problemas de ciúmes excessivo e posse. Isso pode ser expressado desde um caso relativamente pequeno, como não querer que a companheira trabalhe, até casos extremos, como este.

No caso de Eloá se juntaram todos os elementos comuns em casos de violência contra a mulher: ela é mulher, jovem e pobre. Sem contar que os casos de violência contra a mulher ocorrem todos os dias e, na maior parte das vezes, não ganham destaque na mídia.

Por isso é necessário repensar a sociedade como existe e lutar pela emancipação e igualdade de direitos entre homens e mulheres na prática, não no papel como existe hoje. Até quando Marias e Eloás terão que sofrer para que a sociedade entenda o que acontece?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO