terça-feira, 19 de agosto de 2008

Começa o horário eleitoral

As 13h de hoje teve início o horário eleitoral gratuito. Nesse primeiro programa foram apresentados os candidatos a vereador de cada município.
Aqui em São José dos Campos o que vemos é aquela velha história do coronelismo, dos padrinhos políticos e dos candidatos que só dizem "sim senhor" ao que aí está.
Com o início do horário eleitoral, essa que é uma das campanhas mais apagadas que já presenciei, deve começar também as promessas que serão esquecidas, aquelas que já são impossíveis de cumprir, e todo tipo de artifício para ludibriar os eleitores e garantir as benesses que os mandatos propiciam.
O cargo do vereador existe na verdade para fiscalizar o que acontece na prefeitura. Entretanto, o que vemos é uma troca: os vereadores aprovam os projetos da prefeitura, aliviam a fiscalização e, com isso, indicam parentes para cargos de confiança, convencem o prefeito a fazer alguma obra no bairro para mostrar à população...
Infelizmente a barganha política é uma realidade nessas eleições; exatamente como vinte anos atrás ainda existem os currais em que os vereadores buscam seu "gado" para votar.
Nestas eleições podemos ver claramente dois projetos para a cidade: um é o que está aí; a saúde vivendo um caos, o transporte público caro e de baixa qualidade, a educação em crise. Esse projeto é dirigido por dois candidatos "super-heróis", que sozinhos prometem acabar com os problemas da cidade.
O outro projeto não é a garantia de resolução desses problemas dentro da lógica que existe, mas, a garantia de muitas lutas para mudar o que esta aí. Esse projeto é o único possível; justamente por ser o mais "utópico" é o mais real. Afinal como diziam as pichações nos muros de Paris em 1968: "Sejamos realistas, exijamos o impossível".

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO