quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Caso Uniban mostra retorno a época dos bárbaros


O recente caso da aluna Geisy Arruda,  (http://educacao.ig.com.br/us/2009/11/10/acho+dificil+que+algum+aluno+seja+responsabilizado+diz+estudante+hostilizada+em+universidade+9059997.html) que foi hostilizada e só saiu com escolta da polícia do campus da Uniban, em Santo André, tudo porque foi com um vestido curto para a universidade tomou proporções até internacionais.
Isso porque o caso choca até mesmo as pessoas mais reacionárias. Discutir qual comprimento de vestido "justifica" um estupro parece uma coisa da época do homem da cavernas, mas aconteceu nesse século, há menos de um mês.
O ataque dos colegas da universidade e de parte da sociedade não foi somente a aluna, mas a todas as mulheres que lutam há décadas contra o machismo da sociedade e para garantir o direito sobre seu corpo, seu trabalho, sua vida, sua emancipação!
Vermos mulheres dizendo que ela mereceu é triste. Saber que alunos ameaçaram estuprá-la é horrível. Ela poderia até mesmo ter ido nua para a universidade...nada justificaria o que essas "pessoas" fizeram.
E a universidade ainda acusou a garota e a expulsou...Jogada de marketing ou pensamento ainda mais reacionário? Tudo isso dentro de uma universidade, local considerado espaço de discussão e elevação das consciências.
Só nos resta torcer para que mais gente demonstre a aversão a fatos como esse e ensine lições de civilidade e tolerância para os primatas que ofenderam Geisy. Será?
Acho que nossa única solução é lutar contra esse pensamento. Os estudantes da UnB fizeram uma manifestação em que todos ficaram nus na tarde de hoje (http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/11/11/estudantes+da+unb+fazem+protesto+nus+contra+caso+de+machismo+na+uniban+9068960.html). E cobram uma postura de crítica a Uniban por parte da reitoria da UnB. Esse é o caminho: a luta, a resistência. Seja munidos de um vestido curto, seja completamente nus!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO